Originário do Sul da China, este estilo foi criado por volta do século XIX por Chen Xiang (Chan Heung), nascido em 1806 na aldeia de Jingmei, província de Guangdong.
Chen Xiang inicou o aprendizado com um tio de longe, Chen Yuanhu por dez anos. Aos dezessete anos de idade foi apresentou ao mestre Li Youshan, que fora aluno do monge Zhishan.
Cinco anos mais tarde, Chen Xiang foi apresentado ao monge Cai Fu, com quem aprendeu conhecimentos de budismo, meditação, medicina tradicional, chi kung (qigong) e por fim técnicas marciais.
Retornando a sua cidade natal, Chen Xiang recompilou todos os 23 anos de aprendizado num único estilo. O nome do novo estilo se originou da união dos sobrenomes dos seus mestres, Cai e Li; a palavra Fo (Buda) foi dado em homenagem à origem budista atribuída às técnicas que aprendeu.
Composto por movimentos de chutes e socos rápidos e fortes, as características do estilo são bases baixas e ataques com objetividade. As armas do estilo são bastão, bastão-pescador, facão, facas-borboleta, tridente, leque, jian (bastonetes) e banco.