Rua João Moura, 288 - Pinheiros - São Paulo, Brasil

(11) 3062-0916 [email protected]

Mestre Gu Ruzhang (顾汝章KU YU CHEUNG)

kuyucheung

Nascido em 1894 na província de Jiangsu, Gu Ruzhang teve contato com aarte marcial desde criança. Seu pai, Gu Lizhi (Ku Lei Chi), era mestre de Chaquan e Tantui.

Gu Ruzhang treinou com o pai até os doze anos, quando, sob recomendação do pai, continuou o aprendizado com o mestre Yan Jiyun (Yin Kai Yun), da província de Shandong (Shangtung) e herdeiro de um dos vários estilos provenientes do mosteiro de Shaolin.

Gu Ruzhang seguiu Yan Jiyun por mais de dez anos e tornou-se herdeiro de seu conhecimento, o “Shaolin das Dez Rotinas” (também traduzido como “Os Dez Caminhos do Shaolin”, hoje mais conhecido com o nome de Shaolin do Norte) e seu vasto arsenal de armas tradicionais, a técnica de cultivo de energia vital Qi (Chi) “Pequeno Sino de Ouro” e a famosa “Palma-de-Ferro”.

Em 1928, Gu Ruzhang integrou a recém fundada Academia Central de Nanjing como instrutor. Esta academia era um dos centros mais importantes para o ensino de artes marciais em todo o território chinês.

No fim do mesmo ano, foi convidade  para assumir como instrutor chefe da Academia das Províncias de Guangdong e Guangxi, na cidade de Guangzhou (Cantão). Antes disso já havia morado na mesma cidade. Se mudou para lá novamente junto com outros quatro mestres e ficaram conhecidos como “Os Cinco Tigres do Norte”.

Gu Ruzhang foi co-responsável pela introdução e divulgação dos estilos do norte no sul da China. Mais tarde assumiu por dois anos como instrutor-chefe da Academia de Hunan. Em 1938, durante a Segunda Guerra, se retirou de Cantão junto com o exército, chegando a Guiyang em 1947, onde faleceu em 1952.